sábado, 23 de setembro de 2017

Resenha Do Livro "A Bela e a Fera: Perdida Em Um Livro"


Hey Disney Lovers!

Viemos hoje com mais uma resenha em parceria com a editora Universo dos Livros, que está trazendo livros inéditos da Disney para o Brasil!

A resenha de hoje será sobre o livro "A Bela e a Fera: Perdida Em Um Livro", uma história original escrita por Jennifer Donnelly baseada no filme "A Bela e a Fera" lançado este ano pela Disney.

Vamos lá!


Lançamento: 31 de agosto de 2017 (Brasil)
Páginas: 303
Autor: Jennifer Donnelly
Tradutor: Suria Scapin
Editora: Universo dos Livros

"Escondido na biblioteca da Fera está um misterioso livro. Bela está prestes a descobri-lo e visitar um novo e fascinante mundo. Mas será que tudo nesse novo mundo é o que parece ser? Será que Bela conseguirá encontrar sua casa? Ou a história acabará por dominá-la e nunca mais a deixará partir?"


Como já dissemos acima, este livro se passa no mesmo universo do live-action de "A Bela e a Fera", sucesso de bilheteria da Disney estrelado por Emma Watson e Dan Stevens. É bacana pensar que Bela passou muito tempo no castelo da Fera, bem mais do que é mostrado tanto na animação de 1991 quanto no live-action, e essa ideia foi proposta pela própria Disney ao produzir as sequências da animação "A Bela e a Fera: O Natal Encantado" (1997) e "O Mundo Mágico de Bela" (1998), que mostra algumas aventuras de Bela enquanto prisioneira da Fera.

O livro se passa poucos momentos depois de a Fera presentear Bela com sua biblioteca repleta de histórias, e já sabemos que, assim como nós, Bela também é apaixonada por livros. Neste ponto da história, a Fera está tentando se tornar amigo de Bela pois está começando a se apaixonar por ela, então os sentimentos de Bela com relação a ele ainda estão confusos, afinal ele a estava mantendo presa no castelo. Ao ver a biblioteca imensa, Bela vê nos livros sua salvação para os seus dias no castelo, uma fuga da realidade, onde pode encontrar mil aventuras mesmo sem sair do lugar.


Mas imagine só se ela pudesse entrar dentro dos livros que lê... 

A história se inicia nos apresentando duas personagens inéditas: Amor e Morte. As duas embora completamente diferentes uma da outra são irmãs. Amor é doce e adorável, enquanto Morte é sagaz, interesseira e malvada. As duas irmãs são pessoas determinantes no destino de Bela e de Fera, e ambas conhecem muito bem os dois, afinal Morte levou os pais de Fera e a mãe de Bela, enquanto Amor tenta uni-los através da maldição jogada no castelo para que o destino dos dois se una e Fera aprenda a amar. A aposta consiste justamente em fazer Bela se apaixonar pela Fera. Amor sente que dará certo, enquanto Morte tem certeza de que Bela jamais se apaixonará por um monstro. Como ambas levam uma aposta MUITO a sério, Morte decide trapacear e interferir no destino dos dois para ganhar a aposta contra a irmã. E para isso usará Bela e seu amor por livros a seu favor.

Em um cômodo secreto da biblioteca da Fera, Bela encontra um livro mágico chamado Nunca Mais que cresce a ponto de ficar maior que ela e a atrai a ponto de possibilitar que atravesse suas páginas e entre na história. Dentro do livro, Bela sente que aquilo que sente ao ler - a sensação de viajar sem sair do lugar - se torna realidade. Ela conhece a Condessa de Terres des Morts, que não é ninguém mais, ninguém menos do que a Morte, e seus amigos. A Condessa oferece a Bela a vida que ela sempre quis: estudar em Paris, viajar para grandes lugares do mundo e viver sua história bem longe da Fera. Parece tentador, e ela cai direitinho no plano de Morte

Mas Amor descobre a trapaça e decide interferir de alguma forma, afinal se o plano de Morte der certo, Bela ficará presa no livro para sempre. Será que Bela conseguirá descobrir que a Condessa é uma vilã e sairá do livro?


Enquanto acompanhamos a jornada de Bela no mundo de Nunca Mais, também vemos o desenrolar dos sentimentos entre ela e a Fera. A amizade entre os dois vai se iniciando aos poucos, e um parece começar a se importar cada dia mais com o outro. Neste livro também temos mais interações de Bela com os objetos do castelo, principalmente com o fofíssimo Zip


Este foi o primeiro livro que li da autora (não tenho certeza, mas creio que não haja outros títulos dela traduzidos aqui no Brasil), e gostei bastante da experiência. Ele tem uma escrita leve e gostosa, capítulos curtos mas objetivos - ou seja, você lê tão rápido que nem percebe. Já gostei da autora por começar o livro com a dedicatória "para todas as meninas que querem escrever sua própria história", o que nos faz pensar na mensagem que ela quis passar tanto pelo lado de incentivo à escrita, para que tenhamos cada vez mais autoras escrevendo grandes histórias e ganhando cada vez mais espaço no mercado editorial, quanto pelo lado feminista para que as meninas escrevam seu próprio destino, independentes e livres de todo castelo mórbido que a sociedade possa aprisioná-las. 

Sobre a história em si, sabemos que "A Bela e a Fera" é lindo e uma das nossas histórias preferidas, e por isso, quanto mais versões bem escritas e com um ótimo conteúdo melhor. A ideia do "universo expandido" que relata mais uma aventura de Bela no castelo da Fera é excelente e muito bem executada. Como boa parte da história se passa dentro de um livro, é possível perceber que a autora trouxe inspirações de outros livros para compor a história de Nunca Mais. Eu particularmente encontrei várias referência a "O Mágico de Oz", "Branca de Neve", "Alice No País das Maravilhas" e "Pinóquio", clássicos da nossa infância. O único ponto que gostaria que fosse mais trabalhado pela autora é a aparição de Amor e Morte e a relação entre as duas. Morte aparece diversas vezes como a Condessa, porém Amor pouquíssimas vezes, e penso que as aparições de Morte poderiam ser mais vilanescas do que acabou sendo.


Minha nota final para o livro é:

4,5 de um total de 5 pontos. 

ONDE COMPRAR SEU LIVRO:

Confira também nossa resenha do livro "A Bela e a Fera" clicando AQUI!

Para conferir nossas resenhas anteriores, clique AQUI!

Até a próxima!
Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário