sexta-feira, 28 de julho de 2017

"Descendentes 2" - Crítica (Sem Spoilers)



Sabe aquele filme Disney Channel que está TODO MUNDO falando sobre atualmente? Pois é, é exatamente sobre ele que vamos falar hoje.

"DESCENDENTES 2"!

O filme estreou semana passada nos Estados Unidos e nós do Disney Club já demos uma conferida... Ou duas... Talvez três. Enfim, o que podemos te adiantar antes de começar nossa crítica é que se você gostou do primeiro filme vai AMAR este aqui! Vamos então ao que interessa...

Mas antes, é importante pedir ao público algo bem importante: fique LONGE dos spoilers do filme. Se você já se deparou com alguma cena do filme circulando na internet, não saia por aí contando pra todo mundo pra não estragar a surpresa, ok? Vale lembrar que esta crítica é voltada para quem já assistiu ao primeiro filme, porém completamente sem spoilers para que você tenha uma ótima experiência sobre o filme dia 20 de agosto, quando estreia no Brasil.

Agora sim, vamos lá.

O filme começa 6 meses depois do primeiro filme. Agora Ben é rei de Auradon, e Mal está em processo de preparação para se tornar rainha. Mas quem se lembra da Mal no primeiro filme sabe o quanto ela é diferente deste mundo de príncipes e princesas, e diferente dos seus amigos descendentes de vilões ela sente falta da Ilha dos Perdidos. Mal pode ter escolhido ser boa, mas o "mundo cor de rosa" definitivamente não é pra ela. Toda pressão sobre ser da realeza a está enlouquecendo, e para aliviar-se disso ela continua usando secretamente seu livro de feitiços.

Os demais protagonistas - Jay, Evie e Carlos - permanecem com a mesma essência, porém adaptados ao novo mundo em que vivem. Eles encontraram seu lugar em Auradon, um lugar onde são bons em alguma coisa e são valorizados por isso. Carlos é excelente em tecnologia e possui em seu quarto uma impressora 3D que mais tarde vai ser fundamental na história (mais uma vez pontuando a modernização dos contos de fadas que vemos desde o início do primeiro filme, onde o livro de histórias virou um tablet). Jay entrou para o time de esgrima de Auradon, e continua sendo excelente em esportes. E por fim, Evie continua com seu negócio de moda que não para de crescer, desenhando roupas para todos.


Em Auradon não somos introduzidos a nenhum personagem novo descendente de príncipes ou princesas. Estão de volta Doug, filho do DungaJane, filha da Fada Madrinha, Chad, filho da Cinderela (que continua tão narcisista e abobado quanto antes) e Lonnie, filha da Mulan (que passa a ter mais destaque neste fazendo o mesmo que sua mãe fez no sentido de lutar pelo poder feminino). Já Audrey, filha da Bela Adormecida, está ausente, abrindo espaço para uma nova vilã a ser introduzida na Ilha dos Perdidos. Todos em Auradon estão acostumados com os filhos dos vilões, nem mesmo Chad tem problemas com eles mais.

Os novos personagens introduzidos na série "Descendentes: Mundo de Vilões", como Freddie e Ally, nem sequer são mencionados neste, mais uma vez nos lembrando que a série na verdade é baseada no filme, e não vai haver ligação entre as duas coisas. Alguns pontos se ligam aos livros de Melissa de la Cruz, pois a autora confere o roteiro dos filmes antes de todos para escrever suas histórias, e ela sim mistura o filme com a série animada.

Um ponto importante que precisa ser mencionado é que, diferente do primeiro filme neste os descendentes estão mais livres para tomar suas decisões e agir com base no que acham certos, sem supervisão constante de adultos. A Fada Madrinha e a Bela e a Fera pouco aparecem, muito menos os pais vilões dos descendentes (apesar de Malévola fazer uma pequena aparição como lagarto). Os filhos dos vilões não estão nem um pouco preocupados em agradar seus pais, e sim viver suas vidas em paz. Mais tarde no filme é possível ver uma característica importante dos pais em alguns descendentes, mas ainda assim eles estão seguindo seus próprios instintos. 

O ponto de virada do filme é quando Mal chega ao seu limite e foge para a Ilha dos Perdidos, onde é o seu lugar. Apesar de continuar não sendo má, ela deseja voltar à Ilha por não ter se adaptado em Auradon, cabendo a Ben, Evie, Jay e Carlos a função de levá-la de volta para casa. 

De volta à Ilha, somos apresentados a Dizzy, filha de Drizella, meia-irmã de Cinderela. Esta parece ser uma versão mirim de Evie, pois não há maldade alguma em seu coração. A menina é apaixonada por moda e possui um salão de beleza monitorado por sua avó, a malvada Lady Tremaine (que não aparece, mas ouvimos sua voz de fundo em alguns momentos). 


E claro, a grande vilã e uma das que mais roubam a cena neste filme: Uma, filha de Úrsula. Interpretada por China Anne McClain, Uma tem personalidade forte, sabe o que quer, é focada em seus objetivos e chega a ser tão calculista quanto Mal era quando "vilã" - porém em seu jeito único. Muito diferente de Audrey no primeiro filme, Uma sim é uma grande vilã (que a gente ama muito mais que odeia). Ela trabalha no restaurante de piratas comandado por sua mãe (assim como Lady Tremaine, também ouvimos a voz de Úrsula) e possui sua própria gangue de parceiros composta por Gil e Harry, filhos de Gastón e Capitão Gancho. Harry possui, além do gancho na mão como seu pai, um olhar malvado e sedento por encrenca, já Gil é abobado, nem um pouco preocupado com a aparência como seu pai, e se não dissesse algumas vezes que é filho de Gastón ninguém saberia. Este continua sendo um dos pontos fortes do filme, o fato de que mesmo tendo várias características dos pais, nenhum dos descendentes é igual aos vilões ou príncipes e princesas -  todos possuem sua própria personalidade.

O momento em que Uma e Mal se reencontram é marcado por tensão entre as duas, e uma quada de braço que marca um acordo fundamental: para ter de volta o que é seu, Mal terá que entregar a varinha mágica da Fada Madrinha para Uma. Caso contrário...

Sobre os números musicais, a trilha sonora está incrível do começo ao fim. "Ways to Be Wicked" possui a mesma essência de "Rotten to the Core" e uma melodia tão forte quanto. 


"What's My Name" é exatamente o momento em que olhamos para Uma e dizemos "eu amo esta garota". China é incrível e fez um ótimo trabalho com sua personagem. A música também tem uma batida forte e poderosa, como a personagem em si. 

"Chillin' Like a Villain" é uma das melhores da trilha, performada por Evie, Carlos, Jay e Ben no momento em que estão ajudando Ben a se disfarçar na Ilha para não ser reconhecido. Nos traços da coreografia é possível ver o estilo de Michael Jackson, ídolo com quem o diretor e coreógrafo Kenny Ortega trabalhou durante anos, e em entrevistas recentes Kenny afirmou que há Michael Jackson em tudo o que ele faz. 

Na sequência temos "Space Between", uma balada cantada por Mal e Evie que já pode ser considerado o Hino da Amizade. A música é maravilhosa, e com certeza uma das favoritas dos fãs. 


"It's Goin' Down" é uma canção forte com momentos de rap bem inspirados no grande musical da Broadway "Hamilton". Como é performada pelas duas gangues, Mal x Uma, Kenny Ortega afirmou ter se inspirado no grande clássico "West Side Story" para compor a cena. Para quem não sabe, "West Side Story" foi usado como inspiração para outro filme Disney Channel, "Teen Beach Movie". É maravilhoso o fato da Disney trazer ótimas referências para os filmes atuais voltados para o público infanto-juvenil.


"You and Me" fecha o filme. Não tem uma melodia agitada como "Set It Off" no primeiro filme, mas algo mais calmo e com uma letra muito bonita.

No geral não sei dizer se a trilha sonora está tão boa quanto ou melhor que a do primeiro filme. O fato é que está ótima, isso é incontestável. Senti falta de uma música solo da Mal, acho que um número só da Dove como foi "If Only" seria maravilhoso, mas em compensação temos BEM MAIS Evie cantando, e os números com Sofia Carson são ótimos. Mas claro, Uma continua roubando a cena.

Caso queira ouvi-la, a trilha sonora já está à venda no iTunes. Clique AQUI!

Avaliando como um todo, "Descendentes 2" foi muito melhor que o primeiro. Se já considerávamos o primeiro filme 5 estrelas, este temos que dar 5 e meio, porque realmente a Disney e Kenny Ortega se superaram na produção. Continuo pontuando o desenvolvimento dos personagens, que cresceram e estão com uma personalidade bem mais única. Fotografia ótima para um filme feito para TV, trilha sonora impecável, figurinos coloridos e atrativos e uma história muito bem desenvolvida com momentos que vão desde animação até surpresa (tem um plot twist nas cenas finais). Amamos do começo ao fim, e mal podemos esperar para vocês conferirem esta belezinha.


Para ver ou rever o primeiro filme, clique AQUI!

Uma outra novidade também é o lançamento do livro do filme pela Universo dos Livros aqui no Brasil. Para comprar o seu nas livrarias online clique AQUI!

Então marque na agenda: "Descendentes 2" estreia dia 20 de agosto no Disney Channel Brasil. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário