quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Resenha Do Livro "Frozen: Um Coração Congelado"


Maaaaais uma resenha!

Hoje eu vou comentar com vocês o livro "Frozen: Um Coração Congelado", escrito por Elizabeth Rudnick e lançado recentemente no Brasil pela editora Universo dos Livros.

"Frozen: Um Coração Congelado" vai nos contar a história que amamos do filme "Frozen: Uma Aventura Congelante" focando nos personagens Anna e Hans. Quer saber mais? Então se liga na resenha:



FROZEN: UM CORAÇÃO CONGELADO



Lançamento: 13 de maio (Brasil)
Páginas: 319
Autor: Elizabeth Rudnick

"O amor é uma porta aberta... mas tenha cuidado com quem entra. Os mundos de Anna e Hans se entrelaçam no dia da coroação de Elsa. A princípio, parece que os sonhos de Anna finalmente se tornaram realidade, afinal, ela achou alguém para amar. Porém, assim que as reais motivações de Hans vêm à tona, o conto de fadas começa a desmoronar e Anna descobre que o amor verdadeiro é mais poderoso do que ela poderia imaginar."

Se você é super-ultra-mega-power fã de "Frozen", a leitura deste livro é mais que obrigatória - e que deve ser compartilhada com todos os seus amigos que também amam o filme. Mas cuidado! Embora seja um livro baseado em um filme destinado ao público infantil, eu não o indicaria a uma criança. Não por conter cenas fortes, não. O livro é bem leve, esse não é o problema. Acontece que a história é um pouco profunda, e dificilmente uma criança pode se interessar. Mas se quiser arriscar, uma boa leitura não faz mal a ninguém, não é mesmo? 

Como eu disse mais acima, o foco do livro é o relacionamento entre Anna e Hans, e a autora escreveu o livro de maneira alternada; um capítulo com foco na Anna e um capítulo com foco no Hans. O livro é narrado em primeira pessoa, porém todos os capítulos - independente se for da Anna ou do Hans - deixam bem claro o que se passa na mente do personagem em questão, indo bem fundo em seus pensamentos e emoções.



O livro começa com a infância de Anna e Elsa, duas irmãs princesas que viviam em perfeita harmonia no castelo de Arendelle. Elsa, a mais velha, possui poderes mágicos. Ela pode criar gelo com suas mãos, construir bonecos de neve num calor escaldante e fazer nevar no verão. Mesmo vivendo num castelo cheio de empregados, somente Anna e seus pais sabem dos poderes de Elsa, fazendo de tudo para escondê-los.

Curiosidade: enquanto no castelo, somos apresentados a alguns personagens secundários que aparecem no filme de maneira sutil, mas que possuem nomes... hmmm... um tanto curiosos. Esses dois personagens, empregados do palácio, chamam-se Kai e Gerda. Como vocês devem saber, "Frozen" foi inspirado no livro de Hans Christian Andersen chamado "A Rainha da Neve", que conta a história de uma garota decidida a enfrentar a poderosa Rainha da Neve para salvar seu melhor amigo. E adivinha quais são os nomes desses amigos? Kai e Gerda! A Disney não se pronunciou sobre esses dois personagens terem os mesmos nomes dos protagonistas da história original, levantando várias teorias entre os fãs. Eles são muito ligados aos reis, e mesmo que o livro não deixe explícito, alguns acreditam que os dois saibam a origem dos poderes de Elsa por já terem enfrentado a Rainha da Neve. Mas são apenas teorias, coisa que não falta no universo Disney! Deixemos em aberto para possíveis fanfics.



Voltando...

Depois de um pequeno acidente em que Elsa, sem querer, dispara raios de gelo na cabeça de Anna, seus pais acreditam que a garota possa ser um perigo e decidem separá-la da irmã, mantendo-a afastada de tudo e de todos até que aprenda a controlar seus poderes, trancada em um quarto sozinha. Para ser curada, um troll curandeiro teve que remover todas as lembranças dos poderes de Elsa da mente de Anna, e por isso a garotinha nunca entendeu o motivo de sua irmã se afastar dela. 

Os anos se passam e um acidente terrível deixa tudo ainda pior. Os pais das garotas morrem em alto mar, e os portões do castelo são fechados durante o que parecia ser uma eternidade.

Enquanto isso, conhecemos o jovem Hans das Ilhas do Sul. Ele é o décimo terceiro filho do rei, e sabe que não tem nenhuma chance de governar no lugar de seu pai, por isso sente ciúmes dos irmãos. Ele é descrito como alguém rejeitado pela família, sendo chacota dos irmãos e o desapontamento de seu pai, mas como os capítulos dele é completamente voltado ao seu interior, ao que ele pensa, pode ser que isso não seja bem verdade, e ele seja simplesmente a ovelha negra da família por seu jeito de agir. Leva um tempo até que ele começa a realmente ganhar a confiança do pai, e quando descobre que no reino de Arendelle há uma princesa prestes a subir ao trono ele traça um plano para se tornar rei e se vingar de todos aqueles que o subestimaram. Ele decide, então, conquistar Elsa e se casar com ela.



Mas no dia da coroação de Elsa, quando os portões do palácio de Arendelle são abertos para receber os visitantes de reinos vizinhos e Anna finalmente verá sua irmã depois de anos, os caminhos de Hans se cruzam com os de Anna. Ao descobrir que Anna também é princesa e perceber que ela está começando a se apaixonar por ele, Hans decide se aproveitar e reformular seus planos de se casar com Elsa. Agora ele terá que dar um jeito de se casar com Anna e livrar-se de Elsa para que subam ao poder juntos.

Anna, porém, é ingênua demais para perceber as verdadeiras intenções de Hans, já que ele se mostra ser o príncipe que ela sempre sonhou. Quando aceita o pedido para se casar com ele e corre para contar a novidade para sua irmã, agora rainha de Arendelle, Anna se revolta por Elsa não aceitar o casamento dos dois. A justificativa de Elsa é que Anna ainda não conhece Hans o suficiente para desposá-lo, e não pode se casar com alguém que acabara de conhecer. 

Depois de uma discussão, Elsa se descontrola e acaba revelando seus poderes a todos, congelando Arendelle como se estivessem no inverno. Sendo chamada de "aberração", ela foge para as montanhas, e Anna, sentindo-se culpada e determinada a resgatá-la, sai em busca de sua irmã enfrentando o frio das montanhas para que as coisas se resolvam. Hans fica no comando de Arendelle, sentindo um gostinho do que virá por aí se seu plano der certo e ele se tornar rei, e então, para ganhar a confiança da população, mostra-se preocupado com o povo de Arendelle e convidados da coroação real no meio do frio, oferecendo ajuda. Mas o Duque de Weselton está em seu encalço, observando cada movimento seu.



Anna inicia sua busca pelas montanhas atrás da irmã, conhece o vendedor de gelo Kristoff, sua rena Sven e o boneco de neve falante Olaf, partindo com eles em uma grande aventura. Enquanto Hans começa a se preocupar no palácio, pois se algo acontecer a Anna nas montanhas e ela nunca mais voltar, ele nunca será rei, Anna aprende em sua jornada para se reaproximar da irmã que o verdadeiro amor não é aquele que nos deixa cegos, e sim que nos dá a verdadeira visão.



Acho "Frozen: Um Coração Congelado" um título perfeito para este livro, sendo metafórico e literal ao mesmo tempo. Anna tem o coração congelado por sua irmã através de magia, já Hans possui o coração congelado por natureza.

Mesmo contando a mesma história do filme, o livro tem o adicional de conhecermos mais a fundo os personagens Anna e Hans. Não há foco principal em Elsa, Kristoff ou qualquer outro personagem da história. Eles estão lá, fazem parte da jornada de Anna e Hans, mas os "holofotes" estão sobre os dois. Não vi isso como um problema, e você com certeza também não vai. É claro que seria legal saber mais sobre o que a Elsa estava sentindo durante todos aqueles anos trancada no palácio, mas quem sabe a gente não veja um novo livro com o foco na Elsa no futuro?!

Como um todo, eu achei o livro excelente! Anna e Hans são ótimos personagens apesar de tudo, e mergulhar em seus pensamentos e sentimentos valeu muito a pena. O livro bem mais fundo do que o filme.

Sendo assim, minha nota para o livro é:

5 de um total de 5 pontos - nota máxima!

ONDE COMPRAR:

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário