sexta-feira, 10 de julho de 2015

Resenha Do Livro "Teen Beach 2"


Resenha nova, pessoal!

O livro de hoje é a adaptação do tão esperado lançamento "Teen Beach 2", que estreia no Disney Channel neste domingo.

Como já explicamos na resenha anterior, a Disney possui uma editora e costuma adaptar os filmes que irão lançar nos cinemas ou na tevê para livros, fazendo o processo inverso do que comumente vemos (livros são adaptados para filme). Clique AQUI para conferir mais sobre isso na resenha anterior.

Já que a resenha de hoje é uma sequência do livro "Teen Beach Movie", que fizemos a resenha esta semana, vamos recapitular os últimos acontecimentos do primeiro livro para começar a resenha da sequência.

ATENÇÃO: Vamos dar alguns spoilers do primeiro filme/livro. Se você ainda não viu o filme ou leu o livro, e não quer receber spoilers, suma daqui! Haha

Bem, o primeiro filme/livro terminou com a Lela e o Tanner finalmente se apaixonando, como estava destinado a acontecer. Lela virou uma grande amiga de Mack, e lhe deu um colar com um amuleto de uma flor - a mesma flor (mágica) que está estampada na prancha que levou Mack e o namorado Brady para dentro do filme "Onda, Sublime Onda". Mack e Brady se despedem dos personagens do filme e voltam para o mundo real através da prancha. Enquanto esteve dentro do filme, Mack aprendeu que deve seguir seu coração, e ao voltar para casa conseguiu convencer sua tia a deixá-la continuar morando com o avô. Sua tia cede e ela e Brady terminam o filme/livro felizes e juntos no mundo real.

Agora vamos à resenha de "Teen Beach 2" SEM spoilers!


TEEN BEACH 2


Lançamento: 2 de junho de 2015
Páginas: 117 + 8 páginas bônus de fotos do filme
Autor: Tracey West 
Nota do Disney Club: 5 de 5 (pode dar 10, produção?)

"Mack e seu namorado, Brady, compartilharam um verão incrível - os dois foram magicamente transportados para o filme musical de praia dos anos 60 'Onda, Sublime Onda'! Agora, de volta em casa, Mack e Brady sabem que podem enfrentar qualquer coisa juntos. Mas no primeiro dia de aula, o relacionamento deles entra em uma fase difícil! Logo eles percebem que têm um grande problema para resolver: Lela e Tanner, do filme 'Onda, Sublime Onda', se transportaram para o presente! Mack e Brady tentam convencer seus amigos a voltarem no tempo, mas eles estão dispostos a ficar... isso até perceberem que ficar pode significar o fim deles. Será que Mack e Brady irão ajudar Lela, Tanner e o resto do elenco a voltar para o filme musical dos anos 60? Ou será que os personagens irão deixar de existir?"

Confesso estar escrevendo esta resenha ainda muito, muito surpreso com este livro. Mas vamos lá...

"Teen Beach 2" começa uma semana depois de onde o primeiro livro/filme terminou. É o último dia de férias, mas também uma data especial para Mack e Brady - eles completam três meses de namoro. O casal se conheceu no início das férias (antes dos eventos narrados no primeiro livro), quando Brady estava assistindo ao filme "Onda, Sublime Onda" em seu laptop na praia e Mack resolveu se juntar a ele. Mesmo Mack detestando o filme, Brady sentiu uma conexão muito forte com a garota, principalmente pelo fato de ela ser uma surfista como ele. E assim começaram a namorar.

Naquele aniversário de três meses, os dois assistiram juntos ao filme "Onda, Sublime Onda", que agora é o favorito de Mack, e aproveitaram os últimos momentos antes das aulas começarem surfando. Enquanto surfavam, a Mack perdeu o colar com o símbolo da rosa mágica que a Lela deu para ela quando se despediram.


No primeiro dia de aula, novos personagens são introduzidos. São eles Devon, o melhor amigo de Brady, e Alyssa, a melhor amiga da Mack. Além disso, surge o personagem Spencer, que logo se conecta com Mack e Alyssa. A partir daí, o leitor passa a conhecer melhor os protagonistas, pois no primeiro filme/livro isso não foi tão abordado. Mack é uma garota feminista, e é o tipo de aluna exemplar que está sempre focada nos estudos, possui um grupo estudantil e vive pensando na faculdade. Já Brady é um pouco mais "relaxado", vai pra escola de chinelo, sem mochila e no máximo com uma caneta no bolso. Por conta dessas diferenças, o relacionamento dos dois começa a mudar.

Enquanto no primeiro filme/livro eles só se preocupavam em passar as férias juntos, agora eles sentem que não conhecem mais um ao outro. Por conta dos estudos, Mack vive ocupada e mal tem tempo para Brady. Ela está sempre acompanhada de Alyssa e Spencer - que Brady passa a sentir um pouco de ciúmes. Por se sentir diferente de Mack, que está sempre pensando na faculdade, Brady esconde dela seu sonho, algo que ele gosta de fazer e tem muito talento para isso. Ele passa a se sentir "inferior" a ela, e assim os dois começam a discutir e se afastarem cada vez mais.

Porém algo está prestes a acontecer que irá mudar seus destinos para sempre - mais uma vez (só que agora vai mudar MESMO). Dentro do filme "Onda, Sublime Onda", Lela se lembra dos conselhos de Mack sobre ter a ousadia de fazer as mesmas coisas que os garotos fazem (como é uma personagem de um filme dos anos 60, ela está presa em um universo onde as mulheres acabam sendo um pouco inferiores aos homens), e subitamente se sente cansada de viver naquele universo onde deve sempre cair nos braços do bonitão Tanner. Ela encontra na beira do mar o colar que deu para Mack - que por conta do amuleto mágico voltou para dentro do filme - e junto de Tanner usa os poderes do colar para sair de dentro do filme e surgir no mundo real.

Brady e Mack os encontram, surpresos e felizes por verem seus amigos novamente, mas ao mesmo tempo sabem que precisam enviá-los de volta para o filme, ou então poderão sofrer graves consequências. Porém a cada dia que passa, fica mais difícil convencer Lela e Tanner a voltarem para dentro do filme, e quanto mais eles conhecem o mundo real, mais sentem vontade de permanecer nele, principalmente Lela

Dentro do filme "Onda, Sublime Onda", os personagens começam a desaparecer, pois sem os protagonistas não existe o filme. Se Lela e Tanner não voltarem para o filme a tempo, o filme deixará de existir. E daí vem a bomba: como Mack e Brady se conheceram através do filme, se ele deixar de existir os dois não se lembrarão um do outro. 


Assim como o livro anterior, este certamente é bem fiel ao filme. Percebi algumas pequenas mudanças pelos trailers que vi do filme, e algumas cenas foram estendidas no livro. Todavia, esta sequência tem uma narrativa que prende o leitor do começo ao fim. Não que o primeiro não tivesse isso, mas justamente pelo fato de conhecermos melhor cada um dos personagens neste a história flui tão bem a ponto de você não quer mais parar de ler. A autora Tracey West (não é a mesma que adaptou o primeiro filme) conseguiu explorar muito bem as cenas musicais do filme no livro, citando até mesmo alguns trechos da letra das músicas. 

"Teen Beach 2" estreou nos Estados Unidos no final de junho, e no Brasil vai estrear neste domingo, 12 de julho. Depois da estreia, fomos dar uma olhada nos comentários de quem viu o filme para saber o que acharam, se não foi só a gente que achou que esta sequência está melhor que o antecessor, e nos deparamos com vários comentários negativos sobre o final do filme. Realmente, o final de "Teen Beach 2" é surpreendente, uma reviravolta inesperada na história, mas ainda assim achamos que foi um final romântico e do jeito que deveria ser. Finais previsíveis nem sempre são bons, e "Teen Beach 2" tem um final completamente imprevisível, que para nós funcionou para a história.

[ATUALIZAÇÃO] Agora que o filme estreou, uma coisa que notamos é que o final ficou bem melhor explicado no livro que no filme. 

Não achamos que devemos esperar por um terceiro filme, pois sentimos que a história foi finalizada neste aqui, mas o último parágrafo do livro deixa algo em aberto, o que pode ou não ser aproveitado em um terceiro filme. Ainda não sabemos dizer se este parágrafo em aberto também aparece no filme, pois como dissemos tanto na resenha do livro anterior quanto deste, os livros possuem algumas diferenças do filme. Algumas cenas foram estendidas no livro, então temos que esperar até domingo para saber.

A nota que damos para o livro é:


 5 de um total de 5 pontos. 

Nota máxima! Realmente adoramos este livro do começo ao fim, e estamos muito surpresos com o final.

O livro é em inglês, pois nenhuma editora no Brasil costuma lançar os livros dos filmes da Disney por aqui (alguns eram lançados até por volta de 2008, e desde então nunca mais vimos), mas como se trata de uma obra infanto-juvenil, a escrita não é difícil de ser entendida. 

ONDE COMPRAR:

Lojas nacionais:

Lojas internacionais:
- Book Depository (frete grátis)

"Teen Beach 2" é a sequência do sucesso "Teen Beach Movie". O primeiro filme alcançou 13,5 milhões de telespectadores em sua semana de estreia, tornando-se assim o segundo filme Disney Channel mais visto de todos os tempo, logo atrás de "High School Musical 2". O segundo filme estreia dia 12 de julho às 20h00 no Disney Channel. Não perca!

Se você ainda não assistiu "Teen Beach Movie", estrelado por Ross Lynch e Maia Mitchell, pode encomendá-lo clicando AQUI.

Estamos preparando nossa próxima resenha, em breve aqui na página! Até a próxima!

23 comentários:

  1. Vocês sabem algum lugar que dê para ler ou baixar online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan! Você pode comprar o e-book e lê-lo online nos seguintes sites:

      Nacional - Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/teen-beach-2-89821818
      Internacional - iTunes: https://itunes.apple.com/us/book/teen-beach-2/id998755601?mt=11

      Ambos os links permitem você ler o livro pelo computador, tablet, celular, etc.

      Excluir
    2. Amei! O final é surpreendente!

      Excluir
    3. mas no final mack e brady não se conhecem?

      Excluir
    4. O final é o mesmo do filme, Alison, só que no livro está explicado melhor o que aconteceu, e no filme algumas pessoas não entenderam bem.

      Excluir
    5. quem leu o livro por favor me explique o final

      Excluir
    6. [SPOILER] No filme dá a entender que eles deixaram de se conhecer porque a Lela mudou o filme, mas no livro foi um pouquinho diferente. Quando o motor da prancha que ia levar a Lela e o Tanner de volta para o filme deu defeito, os dois começaram a brilhar (no filme só o Tanner brilha). Quando o motor voltou a funcionar, a Lela e o Tanner estavam brilhando muito, prestes a desaparecer, isso fez o filme "Onda, Sublime Onda" deixar de existir e a Mack e o Brady esquecerem um do outro. Quando a Lela e o Tanner voltaram para o filme, fizeram um novo filme com a Lela sendo a principal. Por isso eles se esqueceram um do outro e o filme virou "Lela, A Rainha da Praia".

      Excluir
  2. O final é meio confuso, mas muito bacana!
    Eu acho que terá a continuação, pq a Mack deu a puseira para a Lela com aquela mesma flor da pracha e do colar.
    Torcendo pra ter o 3° pq realmente e bem bacaba!

    ResponderExcluir
  3. É um dos meus filmes favoritos, mão entendi o final mas, com sua explicação conseguir entender. Meio diferente e confuso, sentir um aperto por eles terem se esquecido de tudo. Também acho que vai ter continuação, se Deus quiser, tem que ter!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conseguir entender o final, só porque a lela fez um novo filme eles se esqueceram um do outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [SPOILER] No filme dá a entender que eles deixaram de se conhecer porque a Lela mudou o filme, mas no livro foi um pouquinho diferente. Quando o motor da prancha que ia levar a Lela e o Tanner de volta para o filme deu defeito, os dois começaram a brilhar (no filme só o Tanner brilha). Quando o motor voltou a funcionar, a Lela e o Tanner estavam brilhando muito, prestes a desaparecer, isso fez o filme "Onda, Sublime Onda" deixar de existir e a Mack e o Brady esquecerem um do outro. Quando a Lela e o Tanner voltaram para o filme, fizeram um novo filme com a Lela sendo a principal. Por isso eles se esqueceram um do outro e o filme virou "Lela, A Rainha da Praia".

      Excluir
  5. É um filme legal mas eu ainda prefiro o primeiro (que se tornou um dos meus filmes preferidos!).Só uma duvida: naquela hora no fim do filme que a Lela pisca para a Mack tem gente que acha que a Mack lembou de tudo, mas para mim pareceu que não. O livro fala alguma coisa sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem essa cena no livro também, mas a Mack não se lembrou. Tanto ela quanto o Brady (no livro) pensaram que havia alguma coisa familiar naquele filme, mas não se lembraram um do outro.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A possibilidade de fazer o Teen Beach Movie 3 ? Pois queria saber o aconteceria do final do segundo em diante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O elenco afirmou que deseja sim fazer um terceiro filme, mas a Disney ainda não se pronunciou sobre isso.

      Excluir
    2. Mas sobre o último parágrafo do livro, o que ele diz mais ou menos ? O que seria que aconteceria no terceiro ?

      Excluir
    3. O último parágrafo diz:
      "E em algum lugar, numa praia muito distante, um colar apareceu na areia... e começou a brilhar."
      O colar foi pra longe da praia do Brady e da Mack. O desenho da flor mágica da prancha foi para dentro do filme com a Lela e o Tanner. Fica difícil pensar num terceiro filme assim, já que tanto o colar quanto a flor mágica da prancha não estão com o Brady e a Mack.

      Excluir
    4. Mais poderia aparecer na praia e a Mack ou Brady encontrar certo ? Tomara que tenha o terceiro, você saberia me dizer onde eu poderia fazer o download dos dois livros em português ? (Só acho em inglês)

      Excluir
    5. Disney Club,esqueceu que a Mack deu uma pulseira (do baile eu acho) com o simbolo da flor,e a Lela aparece no clipe final com a pulseira,vê lá

      Excluir
    6. Não tem o livro em português, Isabela. Apenas em inglês.

      Excluir
    7. Sim, mas a pulseira está com a Lela e não com a Mack e o Brady. Pra eles voltarem para dentro do filme, alguém do filme terá que sair de novo, e aí vai acontecer a mesma coisa que aconteceu no 2, porque todo mundo vai começar a sumir.

      Excluir